28/03/2015

Eclipse Solar






Eclipse solar é o fenômeno que ocorre quando a Lua fica posicionada entre a Terra e o Sol. Durante o eclipse solar, duas áreas bem definidas são projetadas na superfície terrestre: a umbra e a penumbra. A área umbral é a área que fica totalmente escura durante o eclipse, e a área penumbral é aquela onde o eclipse ocorre apenas parcialmente, com uma breve sombra. Como o plano de órbita da Lua em torno da Terra não coincide com o do planeta em torno do Sol, pois há uma inclinação de aproximadamente 5 graus, o fenômeno não ocorre com tanta frequência.

Esquema explicativo de um eclipse solarExistem quatro tipos de eclipses solares:
 Eclipse total: quando toda a luz do Sol é ocultada pela Lua;
Eclipse parcial: quando apenas uma parte da luminosidade solar é ocultada pela Lua;
Eclipse anular: quando o tamanho da lua não é suficiente para encobrir toda a área do Sol, formando um "anel" em volta do satélite natural da Terra.
Eclipse híbrido: quando o eclipse é total em alguns pontos de visão e anelar em outros, em virtude do grau de inclinação da órbita lunar.


Os maiores eclipses do séc. XXI


  • O eclipse solar com o maior tempo de duração na fase de total escuridão num eclipse total do Sol, no século XXI, aconteceu em: 22 de julho de 2009, com 6m39s
  • O eclipse solar anelar com a maior duração na fase anelar no século XXI aconteceu em:15 de janeiro de 2010, com 11m08s



Nenhum comentário:

Postar um comentário