28/03/2015

Asteroides

  • O que são? 
Asteroides são corpos rochosos e metálicos que orbitam o Sol. Muito pequenos para serem considerados planetas, mas são maiores que os meteoros. Possuem diversos tamanhos: de Ceres, que tem um diâmetro de cerca de 1000 km, até o tamanho de pedregulhos. São formados por sobras do processo se formação dos planetas rochosos como Terra e Marte.

  • Onde localizam-se? 
São encontrados desde dentro da órbita da Terra até além da órbita de Saturno, porém estão mais concentrados no "Cinturão de Asteroides", região entre as órbitas de Júpiter e Marte.

  • Diferença entre asteroide, meteoro e cometa: 
Cometa: é uma grande bola de gelo formada pela junção de vários gases, resultado do processo de formação dos planetas gasosos.

Meteoro: é o nome do fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre resultante do atrito de um corpo sólido do espaço com os gases da atmosfera. O corpo sólido proveniente do espaço chama-se meteoróide, e é menor que o asteroide. Os meteróides, ao penetrarem na atmosfera, dão origem aos meteoros, que ao chegarem na superfície terrestre recebem o nome de meteoritos.

  • A rocha espacial que atingiu a terra causando a extinção dos dinossauros: 
Muitos cientistas consideravam que um asteroide teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros, porém um estudo recente feito por uma equipe do Darthmouth College, universidade nos Estados Unidos, concluiu que a cratera Chicxulub, no México, foi criada por um objeto menor: um cometa. A rocha teria caído há 65 milhões de anos e a cratera possui 180 km de diâmetro. A enorme colisão teria gerado incêndios, terremotos e imensos tsunamis. O gás e a poeira lançados na atmosfera teriam contribuído para a queda das temperaturas globais por muitos anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário